sábado, 4 de abril de 2009

Porto Alegre

Ah, Porto Alegre....Que saudades eu estava dessa cidade..
Fui muitas vezes, quando a Chris morava lá.

Fui por vários motivos: passar férias, para participar de reuniões da Igreja, para participar da Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas...

Dessa vez, fui a passeio, acompanhando o Marcos que ia pra reunião da Janete.

Que aliás, Marcos e eu juntos, ou pensam que somos irmãos, ou primos, ou casados, ou uma irmandade de hobbits asiáticos.....

No aeroporto, fomos na farmácia, e passei no caixa primeiro e não peguei o cupom fiscal, e quando o Marcos foi passar, a moça disse: sua esposa esqueceu o cupom fiscal.
Quase que ele responde: OLHA, O MEU ESPOSO TÁ EM CASA, VIU?

Chegando lá, Porto Alegre estava em festa de aniversário da cidade e logo de noite, fomos à Redenção (Juliano, Ana Lúcia, Marcos e eu), onde tinha baile no parque.

Claro, que depois de 15 min o que a gente queria era comer.
Os meninos comeram um tal de ENTREVERO, que era um pão com uma mistureba de carne, lingüiça, cebola, pimentão dentro.
Ficamos lá, um bom tempo, ouvindo a música quando reparamos que logo perto tinham uns guardas bem bonitinhos, e agente ficou discutindo um bom tempo se um deles era gay ou metrossexual.
Conversa vai, conversa bem, chegou o prefeito Fogazza. Isto lá é nome de prefeito?
Até o prefeito tem nome de comida??

Reparei também que vários carrinhos vendiam pipoca com leite condensado (?) e churros com MUMU(??).
Juliano explicou que “MUMU” é a marca de um doce de leite da região.

E tem também um troço chamado shimier.
Hein?
Eu também fiz assim..
É um tipo de geléia que não é geléia....

Aliás, o mais divertido, além do sotaque são as expressões diferentes.
Delivery aqui se chama tele-entrega.

Tudo é tri-bom, tri-legal, tri-ansiosa, tri-estressada, tri-afins....

Farol é sinaleiro.

Quando você tem um mestrado a fazer e você entrega as coisas bem em cima do prazo, eles dizem que você entregou o trabalho, no laço.

Quando você vai pagar algo no caixa que custa R$ 20, 35, eles dizem “vinte mais trinta e cinco”, e você pensa: ué, então é 55??

Um diálogo típico de Porto Alegre, é assim:

Juliano: Você acredita que a mãe me fez ir mais cedo pra Veranópolis só pra eu ter que enfeitar a casa para o Natal, antes de eu ir pros EUA?
Ana Lúcia: Capaz?
Marcos: Nossa, Jú e você foi?
Juliano: Bah, se eu não fosse a mãe ia ficar tri-estrssada...

Huahuahuahua...

No dia seguinte, claro, fomos à Igreja.
A Catedral da Santíssima Trindade está lindíssima após uma grande reforma.
O culto é do jeito que eram os cultos quando eu era adolescente. Um culto bem anglicano.
O número das músicas é colocado tipo num placar.
Cantamos basicamente as músicas do hinário episcopal.
As leituras são feitas num lado do altar e o sermão é no outro.
Assim era na capela antiga da S. João, que foi demolida para desapropriação.
Parece que eu volto no tempo.

Depois do culto fomos almoçar no Via Veneto que é uma galeteria.
Comilança e mais comilança.
Galeto, saladas, rodízio de massas...
Como diz a Ana Lúcia, nós somos os “anglicomes”.....

Fomos depois, no Brique da Redenção, que é uma feira de artesanato.
Demos uma olhada nas coisas, fizemos as compras e fomos descansar sentados no gramado.
Alguém lembrou que poderíamos ter levado um lençol para estender no chão e poderíamos fazer uma orgia.
Mas, ninguém se animou....

A sobremesa, comemos no Torta de Sorvete.

Como a Lulu tinha deixado o carro no estacionamento do Moinhos Shopping, resolvemos dar uma volta lá.
E eis que achei uma loja de bolsas da Luz da Lua, que é maravilhosa...
Achei uma bolsa linda e perguntei quanto custava e a moça: quinhentos e...

Eu não ouvi mais nada....
Se era quinhentos e vinte e cinco, quinhentos e quarenta e oito, quinhentos e noventa e nove....
Na hora que ela falou quinhentos, o meu sistema auditivo travou tudo.
Vai cagar, que eu vou pagar quinhentos paus numa bolsa....
Achei uma lindíssima, vermelha, do jeito que gosto por R$ 59,90, na Andradas......

De noite, conversamos com o Dessórdi, pelo Skype.
Ele tem uma coleção inteira de bonecas: Jesus Jedi, Rainha Vitória, Henrique VIII..
Eu, hein....

Na segunda, Jú tinha que trabalhar, Lulu também e Marcos tinha que ir pra reunião da Janete ou Joanete (nunca sei...).

Eu estava decidida a levar uma pala (poncho) pro Felipe e fui a pé até uma loja de coisas gauchescas. Fui andando do jeito que o Jú me ensinou: desci até a R. das Andradas, onde numa loja achei minha bolsa de R$ 59,90, virei a esquerda na R. Dr. Flores, cruzei a praça Otávio Rocha, e segui pela R. Alberto Bins (podem ver no Google Maps que dá certinho).
Cheguei na loja de coisas gauchescas e pedi para olhar uns ponchos e logo vi que o Felipe ia odiar aquilo. Ele ia dizer que aquilo era horrível e não ia querer experimentar porque a lã pinica.
Desisti de levar o poncho e quase que comprei pra mim um vestido de prenda.
Resolvi andar até o Shopping Total. Dei umas voltas lá e voltei pra casa.
Na volta, na Praça da Alfândega, tinha uns índios que você não sabe de onde é, porque tem cara de ser gente do Equador, mas com roupas de índios dos EUA e estavam tocando a música da trilha do filme Último dos Moicanos. E eu não posso ouvir essa música que eu saio voando. E a Chris também.....

De noite, a Lulu quis conhecer o Shopping Barra Sul, recém inaugurado. Três chique o shopping....

De noite, o Marcos voltou moído da reunião da Janete Clair. Coitado.....

No dia seguinte, era hora de voltar. A Lulu me levou pro aeroporto, almoçamos lá e depois embarquei de volta a Sampa. Tri-chato....

Em tempo: Ficamos hospedados na casa do Jú.
E aí eu reparei que o Jú é o único homem que eu conheço que abre janelas.......

Eu e Jú em frente da Catedral

Reforma da Catedral




Eu e Marcos, no Via Veneto





Lulú e Jujú, no Via Veneto




Na Torta de Sorvete


A torta de sorvete, a legítima!





Chesse cake de goiaba...

4 comentários:

Marcos disse...

A torta de sorvete na verdade se chama Torta Autêntica, é um sorvete de baunilha com uma camada de merengue (suspiros) por cima, com uma casquinha de chocolate envolvendo tudo e é servido com uma maravilhosa calda de chocolate! Tudo de bom! Em Porto Alegre diríamos: Tri-bom!!!

nina disse...

quando eu vou no aeroporto, eu gosto de passar naquelas lojinhas, nas revistarias, tomar um carioca... A Érica gosta mesmo é de uma farmácia... eita como gosta!!!

erica disse...

desculpes o atraso, estou muito ocupada em osasquio

erica disse...

isso é um teste